Por que decoramos nossa casa para o Natal?
Independente da religião, o Natal nos une, seja para celebrar a vida, agradecer pelo último ano ou simplesmente estar em família. Mas por que decoramos nossa casa para o Natal?
Independente da religião, o Natal nos une, seja para celebrar a vida, agradecer pelo último ano ou simplesmente estar em família. Mas por que decoramos nossa casa para o Natal? Se pesquisarmos na internet, são muitas as histórias sobre esse costume. Alguns acreditam, por exemplo, que a primeira árvore de Natal teve origem no século 15, quando padeiros alemães começaram a enfeitar árvores anualmente com maçãs, frutas e nozes. O objetivo era que os frutos caíssem toda vez que crianças balançassem os galhos.
Os piscas-piscas, antes da invenção das lâmpadas, eram velas penduradas nas árvores, já as guirlandas, segundo a superstição, eram elaboradas como proteção contra o azar e para trazer felicidade e esperança. E as meias? Bom, acredita-se que o Papai Noel foi criado a partir de uma adaptação de São Nicolau, santo conhecido por distribuir dinheiro a pessoas necessitadas. Segundo a lenda, um dia ele jogou moedas pela lareira de uma casa, que caíram dentro de meias que secavam no local. Teria sido a partir disso a origem da tradição de pendurar as meias no Natal.
Muitas são as histórias, mas o fato é que independente das origens, os costumes desse período enchem nossa vida de amor e luz. Quando decoramos nossa casa estamos reafirmando que ela é mais do que um local, é um lar onde se compartilha em família. Por isso, ficamos sempre emocionados ao ver fotos como as que envolvem esse texto, de uma residência que contou com o trabalho da Moderna pronta para mais um Natal em família. Detalhes para nos lembrar o quanto é bom comemorar essa magia.