Iluminação nos móveis: um detalhe que valoriza qualquer projeto
Independente do estilo do cliente, dos tons escolhidos para cada ambiente, existe uma técnica perfeita para todos eles: a iluminação nos móveis, um detalhe que valoriza qualquer projeto. Embora não seja uma regra (como nada deve ser), essa característica vem conquistando corações e abrilhantando – literalmente – cada nova instalação feita por nossa equipe.
De acordo com a nossa Arquiteta, Cristina Rockenbach, a iluminação pode ser somente decorativa, funcional ou servir para ambos os quesitos.
Caso o cliente opte por incrementar o projeto com a iluminação, não há necessidade de se preocupar com a contratação de outros profissionais, pois a Moderna Planejados cuida de todo o processo, do projeto à instalação elétrica.
Segundo a Cris, os tipos de iluminação mais utilizados são a fita led com ou sem o perfil e os pontos de led. “Ainda é possível escolher as cores, se neutras ou se mais frias ou mais quentes. São vários fatores para definir porque usar e onde usar a iluminação”, destaca. Então que tal agora conhecer um pouco mais sobre cada uma? Confira:
- Luz neutra: indicada para ambientes maiores, como salas de reuniões ou com pé direito alto. Muito usada em escritórios, ela é a mais adequada para os olhos humanos. Também é a mais utilizada para a iluminação de móveis.
- Luz fria: também conhecida como luz branca, é ideal para iluminar áreas de trabalho, como cozinha, lavanderia e banheiros. É estimulante e aumenta o foco.
- Luz quente: por trazer aconchego, a luz amarelada é muito utilizada em ambientes como o quarto e sala de estar. Ideal para relaxar.
- Pontos de led ou spots: acessórios utilizados na iluminação de ambientes que fornecem uma luz mais direcionada.
- Perfil de LED: consiste em uma fita de LED fixada em um perfil de PVC com acrílico fosco. Ele permite difundir o brilho do LED de forma intensa e deixa o ambiente elegante.
E quais os benefícios de incluir a iluminação no projeto?
– Uma luz agradável traz um clima mais intimista ao local, perfeito para assistir a um filme na sala de tv, por exemplo;
– Na cabeceira da cama pode realçar um revestimento da parede ou mesmo garantir que o quarto não fique em breu total durante a noite;
– Acima da bancada da cozinha facilita o preparo de alimentos, sem que haja sombras atrapalhando;
– Destacam nichos, prateleiras em uma cozinha ou detalhes de um quartinho de bebê;
– Ajudam na iluminação para trabalho, estudo ou para a penteadeira de maquiagem;
– Se direcionada, pode destacar um objeto especial, como fotografias, pinturas e até mesmo acessórios em um closet ou taças em uma cristaleira.
Seja para ressaltar a decoração, ampliar espaços ou dar a sensação de aconchego, a iluminação pode ser uma grande aliada ao seu projeto. Se você ficou com dúvidas, entre em contato com a gente!