Espessuras da madeira: variações para qualidade a longo prazo

Publicado em: 3 de fevereiro de 2020

Durabilidade, estética e custo-benefício, entenda como escolher seu acabamento 

Na hora de optar por um móvel novo, seja planejado ou finalizado, muitos consumidores têm dúvidas em relação a qual tipo de madeira escolher. Levando em consideração o objetivo final do seu projeto, a estética, o peso e tamanho da mobília, existe outro ponto tão indispensável quanto a matéria-prima: a espessura das placas de madeira.

O MDF é um painel de madeira uniforme, formado por fibras homogêneas que pode ser cortado em qualquer sentido, sem comprometer a sua superfície lisa. Opção perfeita para aplicação de pintura sobre o material. Por isso, conhecendo as variações de espessuras a entrega final resulta em um acabamento perfeito.

Anota aí:

  • 6mm – ideal para ser utilizado em fundos de móveis e partes de baixo de gavetas, ou até mesmo para “encorpar” outras placas de MDF para adequar o tamanho à algumas necessidades específicas;
  • 12 e 15mm – mais resistentes, utilizados na estrutura de caixaria dos móveis, como nas laterais;
  • 18mm – mais utilizado para a produção de prateleiras, utilizado na frente dos móveis ou para fazer o tamponamento (reforço) de móveis;
  • 25mm – mais utilizado para a produção de guarda-roupas, closets ou prateleiras;

A equipe da Moderna tem como padrão, selecionar as melhores placas para os móveis sob medida, agregando valor ao produto final. A arquiteta, Cristina Rockenbach, ressalta que mesmo o MDF sendo todo revestido, e ter uma certa resistência a umidade, ele não tolera o contato direto com a água, podendo prejudicar a qualidade do material. 

O seu acabamento em AP (alta pressão) resiste mais facilmente a umidade, calor, mofo e manchas ao qual o ambiente está exposto. Mas o seu uso não é recomendado em ambientes externos onde o produto fique exposto ao sol e chuva. “Na Moderna, usamos MDF com acabamento nas duas faces, indiferente da espessura, isso ajuda a evitar o mofo nos móveis e garantir o melhor resultado”, afirma.

Ficou interessado e quer entender mais sobre o que combina com seu projeto? Contate agora nossa equipe e tire suas dúvidas.

Não saia sem ler:

Acabamentos para móveis planejados em MDF: conheça os melhores.

Fale Conosco