Dicas para escolher a paleta de cores da sua decoração
Paleta de cores é um grupo de cores pré-selecionadas que são utilizadas em conjunto para transmitir determinadas sensações, sentimentos e conceitos. Não há regras quando o assunto é cor, mas estar ciente de alguns estudos e ferramentas pode auxiliar você a criar um espaço mais harmônico e esteticamente agradável. Como ponto de partida, você pode simplesmente escolher um tom da sua preferência, ou então uma emoção que você deseja que aquele ambiente desperte em você, e a partir daí montar sua paleta. Conheça algumas ferramentas que podem te auxiliar neste processo:
Psicologia das cores aplicada à decoração
Grande aliada no desenvolvimento de projetos de ambientes interiores, a psicologia das cores é o estudo sobre a provocação de emoções e sensações a partir do estímulo das cores sobre a atividade cerebral. Confira o que cada uma das cores pode transmitir para o seu espaço:
- Vermelho: energia, excitação, força, virilidade, dinamismo. Deve ser usada com cautela, pois pode provocar ansiedade e nervosismo com o uso excessivo.
- Laranja: acolhimento, otimismo, entusiasmo, bom astral. É uma cor muito usada para estimular o apetite.
- Amarelo: alegria, criatividade, energia. Por ser vibrante demais, pode incomodar quando usada em excesso. É uma boa escolha para iluminar ambientes escuros.
- Verde: harmonia, equilíbrio, calma. Remete à natureza e à vida. É uma ótima cor para aliviar o estresse.
- Azul: calma, tranquilidade, maturidade. Junto ao branco transmite sensação de limpeza e frescor.
- Lilás/Violeta: remete a intuição, introspecção e mistério. Em tons suaves tem poder de acalmar e confortar.
- Branco: sensação de limpeza, pureza e frescor. Transmite sensação de amplitude a ambientes internos.
- Preto: nobreza, elegância. Deve ser usado somente em pequenos detalhes, pois pode pesar o ambiente.
Círculo cromático
Muito usado por designers, o Círculo Cromático é uma ferramenta que serve como um guia para combinar e harmonizar cores. Ele é formado por 12 cores, sendo 3 primárias, 3 secundários e 6 terciárias. É possível usá-lo de diversas maneiras, mas os três principais esquemas são os seguintes:
- Cores complementares: elas estão sempre opostas no círculo cromático, então formam combinações de alto contraste que transmitem informalidade, criatividade, ousadia. Claro, mantendo uma harmonia perfeita.
- Cores análogas: elas são vizinhas no círculo cromático, e, portanto, são muito parecidas. Elas compõem uma estética sofisticada, mas nada monótona.
- Tríades: as combinações em tríades são compostas por três cores que se contrastam e se complementam ao mesmo tempo.
A Adobe disponibiliza gratuitamente uma ferramenta incrível para você explorar à vontade o círculo cromático e montar a sua paleta de cores.
Paletas clássicas
Algumas paletas de cores são infalíveis na decoração de ambientes interiores. Se estiver buscando inspiração, confira alguns estilos clássicos que oferecem diferentes experiências:
Tons neutros: combinam com design minimalista e criam ambiente sofisticado, aconchegante e iluminado.
Tons pastel de cores complementares: geram espaços românticos, delicados e acolhedores.
Cores quentes análogas: transformam qualquer ambiente em espaços divertidos e cheios de energia.
Cores frias e branco: especialmente no caso da harmonização do azul com branco e tons de cinza, as cores frias induzem o relaxamento e criam espaços sóbrios e sofisticados.
Tons terrosos: grande tendência no design de interiores, os tons terrosos trazem sentidos de conexão à ancestralidade, além de comporem ambientes aconchegantes, acolhedores e cheios de personalidade.
As possibilidades de combinação e harmonização de cores para a criação de uma paleta única são infinitas. Nossa dica é guiar-se pelo que mais chama a sua atenção e usar ferramentas e inspirações como referências, mas imprimindo sua personalidade para que o seu projeto tenha o seu jeito.