Cozinhas

Descubra se sua cozinha deve ser com ilha ou convencional

Publicado em: 6 de dezembro de 2019

Além de necessário, cozinhar e comer podem ser atos íntimos de carinho. Dedicar um tempo de cada dia para preparar alimentos junto a quem gostamos pode ser muito benéfico para o nosso bem-estar mental, além de nos dar a oportunidade nos tornarmos mais conscientes em relação às nossas escolhas alimentares, o que é vital para nossa saúde. Tarefas com tal importância merecem um ambiente à altura, que acolha as pessoas com conforto e otimize a experiência de estar na cozinha. Afinal, ela é o coração da casa. Planejar sua cozinha com uma ilha pode ser uma alternativa excelente para melhorar a ergonomia e dinâmica do ambiente em diversos aspectos, mas essa escolha demanda algumas questões. Descubra abaixo se a ilha deve ou não fazer parte da sua cozinha.

 

Por que inserir uma ilha no projeto da cozinha?

  • Mais espaço para preparar as refeições: todo mundo que cozinha, sabe. É mais confortável ter uma bancada ampla com espaço suficiente para distribuir e preparar todos os ingredientes. A experiência de cozinhar se transforma completamente, tornando-se mais fluida e prazerosa. Além da tradicional, a ilha oferece uma bancada extra, normalmente maior e com uma vista mais abrangente. Também é possível embutí-la com o fogão e uma segunda pia, o que proporciona ainda mais comodidade ao cozinheiro.
  • Mais espaço para organizar utensílios de cozinha: a maioria das ilhas conta com armários embaixo, o que oferece muito mais espaço para guardar utensílios de cozinha de forma confortável e com fácil alcance.
  • Mais espaço para confraternizar: a ilha muda a dinâmica do ambiente, tornando-o mais ergonômico para a circulação e acomodação das pessoas. Com banquetas, ela oferece uma mesa extra. O principal benefício em incorporar a ilha no projeto da cozinha é o melhor aproveitamento do espaço para o compartilhamento dos momentos de preparo das refeições. Essa simples solução oferece aos moradores um ambiente descontraído e informal para reunir amigos e familiares em torno do cozinheiro e convida as pessoas a viverem mais esse ambiente que é tão central em qualquer lar. 

 

Por que não inserir uma ilha no projeto da cozinha?

A ilha só agrega ao projeto de uma cozinha, mas é preciso estar ciente de que os investimentos no ambiente serão maiores. Se a bancada central contar com fogão ou pia, os gastos sobem ainda mais, pois torna-se necessário mudanças na tubulação de água, gás e esgoto. 

Para que a ilha realmente oferece todos os benefícios descritos acima, é necessário haver espaço suficiente na cozinha. Arquitetos recomendam que o ambiente tenha, pelo menos, 9m². Além disso, a ilha deve ficar de 100 a 120 centímetros de distância das outras bancadas para que a circulação de pessoas não seja comprometida.

Conseguiu decidir se a ilha é um bom investimento para a sua cozinha? Entre em contato e faça um orçamento.

Fale Conosco