Cores e sensações para repaginar a casa e encarar a quarentena com criatividade
Já passaram dias, semanas e meses e você ainda se pergunta quais atividades precisava fazer para que esse período de quarentena termine mais rápido? Muitos estão lidando com a ansiedade e o nervosismo de estar cada vez mais recluso e solitário. No entanto, ainda dá para encarar esse tempo com criatividade e espantar qualquer energia ruim da sua casa.
As cores são ferramentas indispensáveis para transformar, não apenas o visual, mas também as sensações, energia e o astral do lar. Assim como uma xícara de café com os amigos ou a troca de carinho com quem amamos, as cores possuem capacidade de deixar o ambiente agradável, aconchegante ou mesmo, bagunçado.
Na hora de escolher por suas preferências, não fique preso a cor em si. Mas lembre-se que ao mudar os tons, todo cenário ficará diferente e, automaticamente, você poderá realocar adereços. móveis e outros itens. Quer um exemplo? Se sua parede da sala ficará laranja, agregue elementos em vermelho, marrom e bege claro para adicionar harmonia nas tonalidades do espaço.
Aos poucos, você se sentirá confortável com as mudanças que garantem atmosferas únicas e cheias de personalidade. Mas, para que você coloque a mão na massa nos próximos dias, separamos algumas cores e suas sensações, assim fica mais fácil decidir e fazer acontecer.
Preto: às vezes o preto pode assustar por ser impactante e forte. Mas ele combina muito bem com branco e funciona como cor neutra. Ideal para passar a ideia de sofisticação e elegância.
Vermelho: cor viva e forte, causa estímulo visual e uma sensação de receptividade e confiança. Se sua casa ainda não possui muitas cores, vá aos poucos com o vermelho. Ele pode ser perfeito em pequenos detalhes que casem com o ambiente e harmonizam com o todo.
Branco: sempre atemporal. Remete tranquilidade e serenidade, mas nem por isso todo ambiente precisa estar branco. Case com elementos coloridos que garantem contraste e vida.
Amarelo: é uma cor cheia de energia. Contagiante, estimula a criatividade e beneficia a concentração. É um tom cheio de positividade e otimismo. Se você mora com crianças, o amarelo é uma ótima dica para minimizar os excessos de tensão e angústia.
Verde: muito utilizado em móveis e objeto de decoração. Proporciona a sensação de alívio do estresse, principalmente por remeter à natureza. É uma ótima aposta para estimular a criatividade e pode ser um coringa da decoração.
Azul: assim como o verde, o azul remete paz, confiança, segurança e criatividade. É uma das cores preferidas para salas e quartos, pois tem variedade de tons.
Laranja: não deixe essa cor estimulante de fora! Ela lembra o verão e pode levantar o astral de qualquer cômodo. Pode ser usada para criar pontos focais para trazer contraste ao cenário, como em almofadas, tapetes ou cortinas.
Deu para despertar o interesse em trazer ‘novos ares’ para sua casa?
O mais importante é sair da rotina, arejar os cômodos e, quem sabe, aprender uma nova terapia a partir da pintura das paredes.
Escolha sua cor e aventure-se. Tudo vai passar, mas as cores permanecem.