Cozinhas

Como aplicar o estilo industrial no projeto da sua casa?

Publicado em: 22 de janeiro de 2024

Charmoso e convidativo, o estilo industrial pode ser o toque que faltava para deixar o seu lar do seu jeito.

Na hora de escolher um estilo para sua residência, a regra é seguir seu coração. Não há tendência que supere um ambiente do seu jeito, com características que fazem sentido com sua personalidade e as preferências de sua família. Caso você goste de cores sóbrias e materiais mais rústicos à mostra, por exemplo, uma boa escolha é a Arquitetura Industrial. Mas como aplicar esse estilo no projeto da sua casa?

Fotografia ilustrativa de um projeto no estilo industrial

Como podemos ver nas fotografias desse projeto executado pela equipe da Moderna Planejados, o estilo industrial remete ao visual de fábricas, metalúrgicas e galpões. O contraste entre a madeira e metal é muito evidente neste estilo e foi a escolha principal na elaboração deste apartamento, trazendo o aconchego do amadeirado nos elementos frios, proporcionando o equilíbrio perfeito na decoração do ambiente. 

Fotografia ilustrativa de um projeto no estilo industrial visto de outro ângulo

Na cozinha o estilo industrial foi reforçado pela bancada e pelos acessórios escuros. Para equilibrar, usamos o tom de verde e uma linda cristaleira integrada ao ambiente, que deu um toque todo especial. Já na sala, os nichos fechados são uma ótima opção para quem deseja guardar itens sem exposição, garantindo mais organização ao ambiente.

Mas quais as outras características que fazem um apartamento ser considerado industrial? Confira abaixo e lembre-se que nem todos esses detalhes precisam estar presentes no projeto, permitindo escolhas baseadas em suas preferências, mesmo quando você já optou pelo estilo do local.

Confira mais registros deste projeto clicando aqui.

Conheça os principais elementos do estilo:

  • Ambientes integrados: no estilo industrial, os cômodos muitas vezes se encontram.
  • Cores sóbrias: preto, cinza, marrom e azul-escuro são os tons desse perfil.
  • Metais: o aço, o alumínio, o cobre e o inox são comuns, principalmente no mobiliário.
  • Cimento queimado: esse aspecto rústico é muito usado em pisos e paredes.
  • Tubulações aparentes: os canos de metal oferecem uma estética mais bruta. As vigas de concreto muitas vezes também são expostas.
  • Luzes sequenciais: trilhos com spots direcionados são bastante utilizados. 
  • Paredes de tijolos: no lugar dos acabamentos finos, os tijolinhos aparentes são usados para dar um charme a mais na proposta.

Gostou deste estilo? Ele, com sua simplicidade e personalidade, combina com o modo de vida contemporâneo onde as soluções práticas e os ambientes funcionais são valorizados. Caso queira móveis planejados para a sua casa ou escritório, no estilo industrial e do seu jeito, entre em contato.

Leia também: Razões para contar com um Arquiteto no seu projeto

Fale Conosco